terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prática Na Dimensão Político-Social


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 59-82.

RESUMO

O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica o funcionamento da escola, criticando assim as suas funções escolares. Tem como objetivo patentear os princípios existentes nas escolas que causam a desigualdade social, como por exemplo, a causalidade do provável, cultura geral, translação global das distâncias dentre outros princípios citados pelo autor que causam a divisão das classes. Para tanto o autor se subsidiar da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico, com abordagem qualitativa. O livro utilizado para essa pesquisa foi o de Bourdieu, 1997 e 1998; Bourdieu, Passeron, 1968; Bourdieu, Saint-Martin, 1998. A pesquisa revelou segundo o autor que a classe mais rica em capital cultural, seria propensas a um investimento escolar mais intenso, visando o acesso ás carreiras mais longas e prestigiosas do sistema de ensino, por outro lado, a classe mais rica em capital econômico tenderia a buscar na escola, principalmente, uma certificação que legitimaria o acesso às posições de comando já garantidas pela posse de capital econômico.       


Palavras-Chaves: Desigualdade social. Capital cultural. Capital econômico.     

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