NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 33-56
RESUMO
O presente trabalho discute por meio de pesquisa teórica o modo como Bourdieu concebe e analisa a realidade social. Tem como objetivo expor detalhadamente a realidade social através do sistema simbólico, afirmando que as hierarquias simbólicas reforçam as estruturas de dominação social na medida em que restringem a mobilidade social do individuo. Para tanto o autor se subsidiar da pesquisa bibliográfica com base nos princípios metodológicos da dialética marxista. A pesquisa se fundamenta no materialismo histórico com abordagem qualitativa. O livro utilizado foi O Poder simbólico 1989, o de La distinction 1979 e por último CF. Bourdieu, 1979; 1997. A pesquisa revelou segundo o autor que por trás das hierarquias culturais, estão às diferenças objetivas nas condições de existência de cada grupo, os bens simbólicos considerados superiores seriam aqueles que traduzem, de forma transfigurada, o universo das classes dominantes, as disputas entre diferentes sistemas simbólicos seriam uma forma eufemizada de luta de classe e, portanto os indivíduos estariam constantemente em disputa buscando manter ou elevar sua posição nas hierarquias sociais.
Palavras- Chave: Sistema simbólico. Realidade social. Luta de classes
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